EnglishEspañolPortuguês

BUSCA POR ABRIGO

Habitats fragmentados: jacaré é flagrado atravessando avenida movimentada de Florianópolis (SC)

15 de novembro de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Foto: Karine Novaes/Arquivo Pessoal

Um jacaré foi flagrado atravessando uma das avenidas mais movimentadas em Florianópolis, na noite de segunda-feira (14). Lentamente, o animal andava pela via fazendo com que vários veículos parassem para a travessia do réptil, que aparentava ter mais de 1 metro.

As imagens do animal rapidamente repercutiram nas redes sociais. O flagra foi feito por volta de 19h30 na Avenida Professor Henrique da Silva Fontes, próximo ao Shopping Villa Romana e a uma área de mangue, de onde provavelmente o jacaré saiu.

Um dos vídeos que viralizou foi feito pela moradora Karine Novaes. Ela conta que vários veículos precisaram desviar para não atingir o animal. “Eu não vi se ele terminou de atravessar. A gente desviou e passou”, explicou a mulher.

A Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) afirmou que ficou sabendo da situação por meio das redes sociais, mas que não foi acionada para resgate ou incidentes na região.

A reportagem também procurou a prefeitura da capital, que disse que não foi acionada. A administração recomendou que a população “mantenha distância e não alimente os animais silvestres como jacarés e capivaras, bem como tenha maior cuidado ao trafegar nas vias próximas do Manguezal do Itacorubi”.

Em agosto, a prefeitura de Florianópolis já havia instalado na região placas de sinalização para orientar moradores e motoristas sobre a presença de capivaras e jacarés no local. As imagens também alertam para a passagem de cachorros e gatos na via.

As orientações foram instaladas próximas ao shopping e a área de mangue. Segundo o município, a “presença dos animais se dá por conta dos elementos hídricos existentes na região, incluindo o mangue, local de concentração de diferentes espécies”.

Capivaras e jacarés são silvestres, que vivem na natureza, mas em muitos ambientes se acostumaram com a presença do ser humano. Os animais são protegidos pela legislação brasileira.

Veja o vídeo:

Fonte: G1 

Você viu?

Ir para o topo