EnglishEspañolPortuguês

QUEIMADAS

Há cinco dias sem focos de incêndios, MS declara ter controlado fogo no Pantanal

Estado concentra mais de 80% das queimadas monitoradas pelo governo federal; atenção continua para evitar novas ignições e observar influência de ondas de calor e ar seco

12 de julho de 2024
Marco Britto
5 min. de leitura
A-
A+
Rio Paraguai em meio aos incêndios no Pantanal. — Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Dados do satélite de referência do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram que o estado do Mato Grosso do Sul (MS), que concentra as queimadas em andamento no Pantanal, está há cinco dias sem novos focos no bioma. Em live nesta quinta-feira (11), o governo estadual anunciou o controle dos incêndios no estado.

“Com o controle do único foco de calor ativo, localizado na região do Paraguai Mirim, neste momento não há nenhum incêndio florestal no Pantanal de Mato Grosso do Sul”, afirma nota divulgada pelo estado.

Desde o dia 7, apenas o estado do Mato Grosso teve registros de satélite que identificam pontos de calor. Foram seis novos focos em cinco dias. Os dados, contudo, ainda são considerados por fontes ouvidas por Um Só Planeta uma “fotografia do momento”. Este mês, o Pantanal teve 387 focos de incêndio registrados pelo Inpe, sendo que quase 83% (320 focos) foram identificados na região de Corumbá (MS).

O controle da situação no MS ocorre após uma mudança nas temperaturas e níveis de umidade, com uma massa de ar frio agindo sobre a região nos últimos dias. O monitoramento continuará sobre áreas queimadas, que podem ter novas ignições, com atenção especial a novas ondas de calor e tempo seco. O segundo semestre costuma ser a época de maior incidência de incêndios na região, especialmente no mês de setembro.

“O satélite tem uma base de captura acima de 47°C, então mesmo não havendo incêndios hoje no Pantanal sul-mato-grossense a gente faz as atividades de monitoramento e rescaldo”, explicou a tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar, responsável pelo monitoramento e ações de combate aos incêndios florestais no estado.

Na última quarta-feira (10), a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, afirmou em entrevista coletiva que, dos 54 incêndios registrados no Pantanal até o último dia 7, foram extintos 30 (55% do total).

    Você viu?

    Ir para o topo