Um guia de caça de Utah está enfrentando uma acusação criminal por supostamente atrair ilegalmente um urso baleado e morto por Donald Trump Jr., enquanto o filho mais velho do ex-presidente dos Estados Unidos desfrutava de um fim de semana de cabana com amigos em 2018.
Wade Cox Lemon está enfrentando uma acusação de crime de terceiro grau por destruição arbitrária de vida selvagem protegida, segundo informações da FOX 13 Salt Lake City no domingo (22).
O Salt Lake Tribune informou que Lemon pode enfrentar cinco anos de prisão se for condenado, mesmo que não tenha sido ele quem puxou o gatilho. O arquivo recente não cita Trump Jr., embora o Departamento de Recursos Naturais de Utah tenha confirmado ao jornal que Trump era o “cliente” listado na queixa criminal contra Lemon.
Sem se referir a Trump Jr. pelo nome, o procurador Troy Rawlings disse que o caçador envolvido neste incidente “era na verdade uma vítima e agora uma possível testemunha em um esquema fraudulento para levar a pessoa a acreditar que era realmente um legítimo caçador.”
O documento de acusação alega que Lemon “orientou pessoalmente um cliente em uma caça ao urso bem-sucedida” no Condado de Carbon em 18 de maio de 2018, e uma “testemunha preocupada” não identificada entrou em contato com a Divisão de Recursos de Vida Selvagem de Utah quando o grupo de caça saiu após supostamente observar “uma pilha de grãos, óleo e doces” nas proximidades.
Os agentes da vida selvagem que responderam encontraram a isca meio comida na frente de uma câmera de trilha com as iniciais e o número de telefone de Lemon listados no dispositivo de gravação. Os promotores disseram que a testemunha também relatou ter visto cães com o grupo de caça, e os agentes encontraram palha solta, normalmente usada para forrar as gaiolas dos cães de caça durante o transporte, em uma estrada próxima.
“O final da caçada é gravado mostrando o urso cercado por uma matilha de cães de caça antes que o cliente atire e mate o animal”, diz o documento de acusação. “A lei de Utah proíbe atrair ursos para uma estação de isca e depois perseguir o animal com cães.”
Fonte: Marie Claire