EnglishEspañolPortuguês

LUTA PELA VIDA

Guerra e resistência animal: como cães e gatos sobrevivem aos bombardeios na Ucrânia

Em meio aos bombardeios, voluntários arriscam a vida para salvar animais abandonados

3 de maio de 2025
Júlia Zanluchi
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: United for Animals

Algumas das áreas mais atingidas na Ucrânia são também onde muitos gatos e cães abandonados lutam para sobreviver.

Com o seu contínuo apoio, organizações como a United for Animals (UFA) podem continuar a entregar ração vital para animais famintos e abrigos locais.

A UFA dirige-se a áreas que ainda estão sob bombardeamentos constantes para garantir que os animais inocentes recebam a comida e os cuidados de que precisam.

Região de Sumy

A ONG disse que, na região de Sumy, os ataques ocorrem dia e noite, ceifando mais vidas, pois as pessoas não têm tempo de chegar aos abrigos.

Muitos perto da linha de frente estão evacuando, e nem todos podem ou querem levar os seus animais domésticos. Os abrigos locais estão recebendo um número crescente de animais sem lar e precisam desesperadamente de apoio.

As suas doações também ajudaram a fornecer ração para outras áreas devastadas no leste da Ucrânia.

Região de Kirovohrad

Inúmeras pessoas permaneceram numa zona perigosa para salvar e cuidar dos centenas de animais abandonados e vadios que vagueiam pelas ruas e se abrigam em edifícios destruídos.

Heróis como a Sra. Iryna — uma mulher que luta contra uma doença grave — mas que ainda assim se levanta todos os dias para alimentar, cuidar e amar os 40 gatos e 90 cães que acolhe sozinha.

A UFA entregou ração a voluntários, cuidadores e abrigos que alimentam 976 gatos e 856 cães. A entrega não só encheu barrigas, mas também aqueceu corações.

“Um lembrete aos nossos resgatadores de que não estão sozinhos. Agradecemos sinceramente a todos que tornaram isto possível. Um enorme obrigado aos nossos parceiros de confiança, Greater Good Charities, pelo seu apoio e compaixão inabaláveis. A sua generosidade traz esperança e tigelas cheias a centenas de animais abandonados”, escreveu a UFA.

Região de Kramatorsk

Os alertas de ataques aéreos fazem parte da vida diária nesta região, e algumas pessoas vivem com uma mala pronta para partir a qualquer momento. No entanto, ficam para trás para ajudar os animais abandonados. Eles lutam para encontrar comida suficiente para alimentar centenas de animais sem-abrigo, e é aí que o seu apoio faz a diferença.

A UFA continua a entregar ração doada. “Graças ao apoio de todos, conseguimos enviar regularmente ração aos nossos parceiros em Kramatorsk. Esta ajuda é mais do que humanitária — significa sobrevivência. Significa resiliência. Significa vida, num lugar onde a guerra ainda não tem fim à vista”, declarou.

Gatos-Soldados

Gatos assustados que se abrigaram com os soldados da 93ª Brigada Mecanizada “Kholodnyi Yar” tornaram-se agora uma fonte de conforto e companheiros. Os felinos recebem os seus heróis quando estes regressam de missões e aconchegam-se a eles para dormir. Ração nutritiva foi entregue para alimentar estes pequenos guerreiros.

“Entregámos recentemente ração para os seus companheiros silenciosos — os gatos que agora vivem lado a lado com os soldados, partilham os seus abrigos, aquecem os seus pés à noite e, à sua maneira silenciosa, também fazem guarda. Cada um destes gatos tem uma história”, afirma a UFA.

“Graças ao apoio da United for Animals e da Greater Good Charities, os nossos defensores agora têm meios para cuidar dos seus companheiros inesperados. E isso importa — não só para os animais, mas também para os soldados. Porque quando há alguém sentado ao seu lado, em silêncio, apenas a existir, o peso no coração torna-se um pouco mais fácil de suportar”, acrescentaram.

    Você viu?

    Ir para o topo