EnglishEspañolPortuguês

LUTO

'Guardião dos animais': há temores de que o único veterinário do norte de Gaza tenha sido morto por forças israelenses durante o cessar-fogo

Dezenas de homenagens foram feitas ao veterinário, que ganhou reputação por ser gentil e resgatar animais em meio aos ataques de Israel.

21 de outubro de 2025
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Screengrab/X

Forças israelenses são suspeitas de terem matado o último veterinário do norte de Gaza durante cessar-fogo, provocando uma onda de homenagens ao ‘guardião dos animais’ e pedidos por responsabilização.

O Dr. Mu’ath Abu Rukba desapareceu no dia 10 de outubro, no primeiro dia do cessar-fogo, que lhe permitiu ir até sua casa na área de Jabalia para verificar os danos no prédio após dois anos de bombardeios e ataques israelenses.

Desde seu desaparecimento, muitos palestinos estão preocupados com o ocorrido e exigem que Israel confirme se ele foi detido ou morto.

Uma organização de proteção animal com sede em Gaza, a Sulala Animal Rescue, também pediu esclarecimentos sobre o paradeiro de Abu Rukba.

Em um vídeo postado pela organização em 17 de outubro, um dos médicos veterinários disse estar ciente do alerta sobre o desaparecimento de Abu Rukba, mas que ainda não havia recebido nenhuma informação. “O Dr. Mu’ath é um homem muito bom. Ele é gentil, misericordioso, nunca explorou as pessoas, nunca maltratou ou matou animais”, disse o médico, acrescentando que a organização estava “em contato com a família dele todos os dias” e esperava por boas notícias.

No entanto, no domingo, palestinos em Gaza relataram que ele havia sido morto.

Em um vídeo de acompanhamento da Sulala Animal Rescue postado no domingo, outro médico afirmou, em um clipe emocionado, que “o Dr. Mu’ath é um mártir”. Ele acrescentou que o irmão do veterinário os informou sobre sua morte após ir ao local de onde ele foi ouvido pela última vez.

“Ele foi baleado pelo exército”, declarou o médico no vídeo, acrescentando que a área havia se tornado uma zona de morte.

Seus colegas o descreveram como “excepcional” e disseram que ele estava “em um estado de prontidão constante para vir e ajudar qualquer animal”.

Desde que sua morte foi anunciada, muitos ativistas lamentaram a morte de Abu Rukba online, destacando a importância de seu trabalho e seu bom caráter.

“O corpo do veterinário palestino Mu’ath Abu Rakba foi encontrado hoje. Ele passou seus últimos anos tratando centenas de animais feridos e famintos pelo cerco israelense. Israel o assassinou em uma ‘zona segura’ designada”, comentou uma pessoa.

“O veterinário Dr. Moath Abu Rukbeh foi declarado mártir após ficar desaparecido por mais de uma semana. Ele era o único veterinário capaz de realizar cirurgias no norte de Gaza e trabalhou incansavelmente com a Sulala Animal Rescue, salvando a vida de dezenas de animais”, escreveu outro.

Outros lembraram que ele cuidava dos animais mesmo com Israel bloqueando deliberadamente a entrada de ajuda no enclave, o que resultou em fome e na morte de dezenas de pessoas por inanição.

Abu Rukba havia iniciado uma campanha de arrecadação no GoFundMe durante o genocídio em Gaza, que matou pelo menos 67 mil pessoas, para ajudar a obter alimentos e bebidas. Ele disse que os preços estavam disparando e que precisava de ajuda para reconstruir sua clínica.

De acordo com a página, Abu Rukba havia inaugurado sua própria clínica apenas um ano antes da guerra, a qual foi destruída por um bombardeio israelense.

Segundo o Observatório Euro-Med de Direitos Humanos, Israel destruiu quase todas as instalações de proteção animal em Gaza, por meio de bombardeios e fome sistemática.

Traduzido de The New Arab.

    Você viu?

    Ir para o topo