EnglishEspañolPortuguês

PROTETOR

Guardião: cachorro cuida espontaneamente de tartarugas que nascem na praia onde ele foi abandonado

Solovino foi adotado e continua visitando a praia todos os dias, para guiar os filhotes até ao mar e afugentar os predadores.

5 de maio de 2025
Mariana Melo
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Instagram

Mesmo nas piores circunstâncias, Solovino escolheu praticar o bem. Depois de ter sido abandonado na praia Miramar, na cidade de Madero, México, o cachorro encontrou o seu propósito de vida. Além de nadar, de escavar na areia e de tomar sol, começou a ajudar as tartarugas bebês que eclodiam dos seus ovos, mantendo-as seguras, e guiando-as em direção ao mar.

A sua história antes do abandono permanece um mistério. O certo é que o cãozinho tinha uma família, mas foi deixado à sua sorte entre as dunas. A sua atual tutora, que frequentava o local, deparou-se com ele e decidiu dar-lhe uma nova oportunidade.

Apesar de ter encontrado uma casa, o seu lugar favorito permanece o mesmo — é aqui que cumpre a missão de guardião das Tartarugas-Marinhas-Pequenas, que estão em vias de extinção, e que anualmente desovam no areal. Para documentar o amor do cão pela praia e pelos animais marinhos, a sua humana criou uma página de Instagram que lhe é dedicada, onde as rotinas são acompanhadas, sobretudo as visitas regulares à beira do mar.

Ao nascerem, os filhotes desta espécie correm vários perigos. Os seus primeiros momentos de vida resumem-se a um único objetivo: alcançar o mar, onde estão mais seguras. Normalmente, a maior parte não chega a cumprir este propósito, já que são atacados por predadores que os esperam.

Solovino senta-se ao pé dos ninhos enquanto os ovos eclodem, encaminha gentilmente os bebês, em quem toca com o nariz, e corre atrás das gaivotas que tentam comer os recém-nascidos.

Online, a tutora filma as idas do cão à praia, que fazem parte do dia-a-dia de ambos, durante todo o ano, seja época do nascimento das tartarugas ou não. Durante os passeios, Solovino rebola na areia, escava, salta entre rochas, brinca com outros cães, e mantém a curiosidade com diferentes animais, como caranguejos, que trata com igual delicadeza e atenção.

Fonte: Pets in Town

    Você viu?

    Ir para o topo