O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da Guarda Nacional Republicana de Portimão capturou nos últimos dias dois grifos, aves de grande porte que nesta altura do ano efetuam a sua migração em direção ao norte de África.
Na passada sexta-feira, 25, os militares foram alertados por um condutor para o facto de, nas proximidades da EN 120, entre Lagos e Aljezur, se encontrar uma ave de grandes dimensões, aparentando estar debilitada.
Os militares acorreram de imediato à situação tendo recolhida a mesma, que posteriormente foi entregue no RIAS – Centro de Investigação e Recuperação de Animais Selvagens, em Olhão, apresentando uma asa partida.
Durante o dia de hoje, após informação da existência de um grifo na Zona da Marina em Lagos, o NPA deslocou-se ao local, tendo efetuado a recolha do animal, que tinha sido avistado dentro de água por um pescador que o retirou e aguardou a chegada da GNR.
Apesar de não apresentar qualquer tipo de lesão, a ave foi também entregue no RIAS, para ser devidamente alimentada e libertada, com vista a continuar a sua rota na migração para o Norte de África.
“Durante esta altura do ano, com especial incidência na zona do barlavento algarvio, é comum verificar a existência de grifos, uma vez que utilizam aquela rota para se deslocarem em direção ao Norte de África, sendo que alguns, como é o caso dos presentes, são durante o trajeto confrontados com algumas dificuldades que os impossibilitam de prosseguir a longa viagem de forma contínua”, refere a GNR.
*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.
Fonte: Diário Online