EnglishEspañolPortuguês

SOROCABA (SP)

Guarda Municipal resgata filhote de cão abandonado e vê filho autista criar laço e se acalmar com o cachorro: 'Lindo de ver', diz mãe

Ele foi encontrado pelo guarda civil Sérgio Rodrigues, durante patrulhamento. O filho do agente conheceu e se apaixonou pelo animal, que será adotado pela família após receber alta.

8 de junho de 2025
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Arquivo Pessoal

O resgate de um filhote de cão abandonado sob um viaduto em Sorocaba (SP) tem emocionado e transformado a rotina de uma família da cidade.

O animal foi encontrado pelo guarda civil Sérgio Rodrigues durante um patrulhamento na Avenida Dr. Ulysses Guimarães, na zona norte de Sorocaba.

“Paramos embaixo do viaduto quando um morador em situação de rua nos chamou, dizendo que havia um filhote abandonado ali. O cãozinho estava enrolado em uma camiseta, muito debilitado e desnutrido. Na mesma hora, levei para casa. Eu, minha esposa e meus filhos o levamos a uma clínica veterinária, onde foi constatado que ele estava com anemia profunda, infecção e desidratação. Ele precisou de transfusões de sangue e ficou internado recebendo cuidados intensivos”, conta o agente.

Durante o trajeto entre a casa da família e a clínica veterinária, o filho de Sérgio, Vinicius da Silva Rodrigues, de apenas 6 anos, criou um laço imediato com o filhote, que ainda não tinha nome. Segundo Bruna Antunes da Silva Rodrigues, esposa de Sérgio e mãe de Vinicius, o menino, que tem diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), desenvolveu uma conexão especial com o cão, e a convivência tem feito bem para os dois.

“Quando o Sérgio me ligou dizendo que tinha encontrado o filhote e que o levaria para casa, não imaginávamos a gravidade do estado dele. Mas assim que chegou, o Vinicius logo o pegou no colo, começou a conversar com ele, dizendo que iria cuidar dele e que tudo ficaria bem. Ele é apaixonado por animais, e percebemos o quanto se acalma quando está com eles”, relata Bruna.

O carinho, segundo ela, é mútuo. Mesmo ainda debilitado, o cãozinho, que agora se chama “Pedrinho”, demonstra entusiasmo ao ver o menino.

“Como o Pedrinho ainda está muito fraco e não consegue se levantar sozinho, o Vinicius o incentiva, dizendo: ‘Vamos, Pedrinho, levanta, você consegue’. É lindo de ver”, diz a mãe.

Bruna conta que o filhote deve receber alta da clínica veterinária no fim de semana e já tem um lar garantido: será adotado pela família.

“A família se apegou nele, principalmente pela história. Decidimos adotá-lo”.

Para conseguir custear o tratamento médico do cão, a família abriu campanha nas redes sociais: “A gente agradece imensamente aos profissionais da clínica UNA, por todo amor, carinho e cuidado que estão tendo com o Pedrinho”, conclui Bruna.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo