A Guarda Municipal resgatou, nesta quarta-feira (18), 16 pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiro nos fundos de uma residência em Sarandi, região metropolitana de Maringá. O morador, um senhor de 61 anos, foi encaminhado para a delegacia.
Os guardas municipais chegaram até o endereço na Rua 22, no Jardim Novo Independência, após uma denúncia anônima. No local, eles encontraram diversas aves das espécies sabiá, trinca-ferro, canário da terra, sangue de boi e coleirinho em gaiolas e viveiros.
Segundo o secretário de Trânsito e Segurança de Sarandi, Aparecido Antônio, o morador disse que não pretendia comercializar os pássaros que, segundio ele, havia capturado em uma mata próxima a sua casa.
“Ele disse que tinha as aves por hobby, mas não há como ter certeza disso. Algumas das espécies valem até R$ 500”, destaca o secretário, acrescentando que as aves estavam em bom estado de saúde.
Os pássaros foram apreendidos e levados para Delegacia de Sarandi, antes de serem entregues à Polícia Militar Ambiental. Antes de serem soltos na natureza, eles devem passar pela avaliação de um biólogo.
Fonte: O Diário