A Guarda Civil espanhola acusou um homem de 52 anos, natural da China e residente em Saragoça, de crime de maus tratos contra animais, uma vez que é suspeito de ter agredido um cão com uma vara até a morte em Logroño.
O jornal espanhol ABC conta que o crime ocorreu no dia 28 de fevereiro, mas só agora foi tornado público. Segundo a força policial, o tutor do animal era um caminhoneiro, que tinha parado naquela área de serviço para fazer manutenção no veículo.
Ao dar conta do desaparecimento do cão, foi procurá-lo, e se depararou com o cidadão chinês. Ao aproximar-se, percebeu que o homem arrastava vara pelo chão e que, na outra mão, agarrava o seu cão pelas patas, preparando-se para colocá-lo dentro de um carrinho.
Nessa altura, o caminhoneiro tirou-lhe o cão das mãos. O suspeito ofereceu 20 euros pelo animal morto, mas quando percebeu que o caminhoneiro ia chamar a polícia, fugiu. Acabou intercetado por uma patrulha em área próxima a localidade de San Asensio.
Na Espanha, o crime de maus tratos contra animais está previsto no artigo 337 do Código Penal: quem, por qualquer meio ou procedimento maltrate injustificadamente um animal doméstico ou amestrado, causando-lhe a morte ou lesões que danifiquem gravemente o seu estado de saúde, é punido com uma pena de prisão entre três meses e um ano.
Fonte: Jornal de Notícias