Uma rua em Izmir, na Turquia, atraiu a atenção dos locais nos últimos dias. Há cerca de um ano, uma pomba escolheu o semáforo de um dos cruzamentos mais movimentados da cidade para fazer seu ninho. Há uma semana, o animal ganhou um guarda-chuva para protegê-lo.
O veterinário turco Hakan Erdoğan, logo que a pomba apareceu, se interessou pelo animal, observando-o de longe. No entanto, em maio desse ano, o homem encontrou um filhote que caiu de seu ninho. Sem pensar duas vezes, levou o bebê para o ninho no semáforo.
“Ela cuidou do filhote até ficar grande o suficiente para voar. Foi fantástico”, afirmou o veterinário ao The Dodo. Devido ao sucesso de adaptação da pomba, quando o homem resgatou mais um animal que caiu de seu ninho, ele não hesitou em leva-lo até o semáforo. A pomba aceitou, novamente, e cuidou do filhote até que voasse.
O guarda-chuva
Na última semana, a pomba do semáforo voltou a ser notícia. Um guarda-chuva, colocado por uma pessoa desconhecida, apareceu no local em que o ninho está localizado. Segundo The Dodo, ninguém viu a pessoa que colocou o objeto no sinal, mas acreditam que estava preocupado com a proteção dos animais contra o sol.
Desde então, os veículos de notícia vem noticiando o gesto de bondade em relação ao animal. Erdoğan disse à Anadolu Agency que espera que o gesto inspire a população para ajudar os animais.
Ele acrescentou que, em uma recente visita ao ninho, descobriu que a pomba está na espera de dois filhotes. Uma nova geração que deve abrilhantar o semáforo da cidade.