Após receber uma denúncia anônima, a equipe da Guarda Ambiental de Arapongas resgatou na tarde de ontem oito pássaros silvestres, que estavam em uma residência na Rua Rouxinol, zona sul da cidade.
De acordo com o guarda municipal Emerson Alves, os pássaros estavam bem tratados, no entanto, o tutor das aves não possuía autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para mantê-las em cativeiros. “Alguns dos pássaros possuíam anilhas, mas sem identificação, o que é proibido por lei”, argumentou.
Entre os pássaros resgatados estavam cinco trinca-ferro, uma coleirinha, um galo de campina e um azulão. Todos foram levados juntos com o tutor Antônio Boneti, 55 anos, para a 30º Delegacia Regional de Arapongas. As aves deverão ser encaminhadas ao Ibama e o tutor vai responder por crime contra a fauna e pode pegar de seis meses a um ano de detenção, além de pagar uma multa no valor de R$ 500 por ave apreendida.
Antônio Boneti, 55 anos, disse que criava pássaros silvestres há muitos anos e que sabia que algum dia poderia perder os pássaros. “Eu gosto muito de aves, sabia que era ilegal e que algum dia iriam pegá-los. Eu assumo que estou errado e vou pagar por isso”, reconhece Boneti, que ainda possui mais três aves que não foram levadas por estarem regularizadas com o Ibama. “Não vou parar de criar pássaros e a partir de agora vou regularizar”, adianta.
Fonte: TN Online