Por Giovanna Chinellato (da Redação)
Cerca de doze manifestantes ergueram placas e cartazes fora do Zoológico Valley de Edmonton neste domingo (18), pedindo para que Lucy, a elefanta confinada no zoo, seja transferida para um santuário aconchegante.
Os cartazes diziam “Lucy não tem o que celebrar” e “Deixem a Lucy aproveitar uma aposentadoria”. O protesto foi organizado pela Voice por Animals e pela PETA.
De acordo com matéria do jornal CBC News, os grupos pelos direitos animais alegaram que a elefanta de 35 anos vive com dores físicas e sofre por passar longos invernos “trancada num estábulo sem companhia”.
Em uma declaração por escrito, os grupos disseram que o frio severo de Edmonton é prejudicial para a saúde de Lucy e pediram que oficiais transferissem a elefanta para um santuário aconchegante.
“Lucy não deveria sofrer por mais um inverno rigoroso, sozinha no Zoológico”, disse o diretor da PETA Debbie Leahy. “Seu confinamento está matando-a lentamente, e a única coisa que ela devia celebrar é a aposentadoria num santuário.”
A PETA e Zoocheck Canada preencheram uma queixa contra o zoológico em fevereiro e esperam a aprovação de um juiz.