Vox Vegan
[email protected]
O grupo Vox Vegan registrou durante um trabalho investigativo nos três dias da feira Pet Friends 2016 que aconteceu na cidade de Santos (SP) entre os dias 29 de Abril e 01 de Maio, casos de exploração e maus-tratos animais.
Animais rurais, animal silvestre, mini-coelhos, hamsters, calopsitas, cães e gatos, expostos a intenso movimento humano, intensa iluminação artificial, sons acima dos decibéis saudáveis para a audição, pessoas os tocando constantemente, flashs fotográficos, ventilação em tese deficiente.
Animais que permaneceram em cercados minúsculos e engaiolados sob tais condições, até por volta das 23h, durante 03 dias consecutivos de feira. Animais que buscavam descanso sem conseguir por conta do falatório e do manuseio, aquários sendo golpeados. E até brinquedos deseducativos, como o “carrinho” que imita animais, para serem montados por crianças.
Durante o “evento”, a educação ambiental foi altamente mencionada. Porém esse tipo de educação não respeita as características dos animais, e ainda reforça a ideia de que são vidas utilizáveis para entretenimento humano. Ou seja, um ambiente que expõe animais a situações que fogem da sua natureza, da sua essência, não pode lhes oferecer mais do que incomodo, medo, ansiedade e cansaço, ou seja, sofrimento, maus tratos.
“O que chamaram de atrações, nós chamamos de exposição e exploração, seja para fins comerciais ou para destaque social pessoal”, mencionou o grupo.
O Vox Vegan ainda reforça que não é contra a feira em si, onde ONGs, entidades e protetores da causa animal têm a chance de apresentar seus trabalhos, divulgar seus nomes e de realizar vendas, voltadas geralmente para a proteção e resgate de cães e gatos.
Mas o grupo é empenhado no combate de todo e qualquer evento onde animais são expostos de forma a causar-lhes sofrimento e exploração. E frisam que nenhuma prática que desrespeita a vida é justificável.
Além do mais, em tese inúmeras leis do Código de Posturas da cidade de Santos foram infringidas. O grupo já tomou e está tomando todas a providências legais cabíveis perante a Prefeitura da cidade. Acompanhe as fotos e vídeos captados durante a feira no Facebook VOX VEGAN