Agentes voluntários do projeto “Nas Garras da Lei”, formado por policiais civis e profissionais de outros setores, informaram que resgataram na manhã desse sábado (21) 12 gatos e uma cadela no apartamento do idoso preso no dia 15 de setembro, por abusar de uma cachorra na praia do Flamengo, na Zona Sul do Rio.
Segundo o grupo, o homem estava no imóvel, que fica na Tijuca, na Zona Norte, no momento da chegada dos agentes e entregou os animais sem resistência. Ele foi solto na segunda-feira (16), por determinação da Justiça. A ONG se apoiou em uma medida cautelar contra o suspeito, proibindo a guarda de animais.
“Assim que resgatamos os animais os levamos para uma veterinária em São Cristóvão. Os veterinários diagnosticaram infestação por parasitas na cadela. Ela agora está recebendo todos os cuidados médicos necessários, assim como os gatos”, conta Rafael Cazes, coordenador do “Nas Garras da Lei”.
Cazes explica que a incursão dos agentes teve como base uma solicitação da delegada Luciana Ribeiro, da 12ª DP (Copacabana), que pediu ajuda do grupo especializado em regaste de animais vítimas de maus-tratos. Em seu depoimento na delegacia, o suspeito afirmou ser tutor de outros 13 animais, um cachorro e 12 gatos. O caso de zoofilia foi registrado na delegacia como maus-tratos à animais.
Cazes conta que os exames nos felinos acusaram que duas gatas estão prenhas e a cadela com doença do carrapato, além de apresentar alterações no fígado, baço e cardíaca.
Fonte: G1