EnglishEspañolPortuguês

NOVO CICLO

Grupo registra nascimento de tartarugas-marinhas em Rio das Ostras, no Rio de Janeiro

11 de fevereiro de 2023
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Franciane Fernandes/ Arquivo pessoal

O que tinha tudo para ser uma aula normal de canoa havaiana foi transformado em um momento mágico quando um grupo de sete remadores encontrou um ninho de tartarugas-marinhas e registrou o nascimento dos filhotes na manhã dessa sexta-feira (10) em Rio das Ostras (RJ).

Eles foram para a Praia Virgem para uma aula quando flagraram o nascimento de cerca de 60 tartarugas.

Franciane Fernandes é uma das remadoras do grupo e conta que é apaixonada por tartarugas, e demonstra preocupação quanto a segurança dos animais porque ela relata que sempre encontra as tartarugas nas praias e, muitas das vezes, elas estão mortas.

De acordo com a Franciane, os ovos de tartaruga foram colocados na praia de Costazul, mas biólogos levaram os ovos para a Praia Virgem, por ser um local menos movimentado.

Junto com o marido, que é professor de canoagem, Franciane estava indo todos os dias para o local para acompanhar e tinha calculado mais ou menos quando nasceriam.

“Eles [os remadores] foram de canoa pra lá e quando chegaram, viram que estavam nascendo. Umas ficaram agarradas na tela que tinha e o grupo ajudou tirando”, conta Franciane.

Foto: Franciane Fernandes/ Arquivo pessoal

“Quem cercou a área foram os biólogos que removeram os ovos de Costa Azul para Praia Virgem. Mas todos os dias que estive lá, não vi ninguém. Eles colocaram lá e deixaram. Como eu tenho essa paixão pelas tartarugas, fiquei monitorando. Sei que quando elas nascem podem vir gaivotas [para comê-las] e outros problemas. Então fiquei acompanhando pra poder ajudar”, disse.

Franciane disse que todos ficaram encantados por ter presenciado o nascimento. Ela considerou como um privilégio.

“Fomos abençoados! Um sonho realizado. Interrompemos a aula para contemplar o nascimento delas”, disse.

O marido de Franciane também aparece tirando a rede de proteção para ajudar no caminho até o mar.

A jovem também filmou o caminho delas para o mar e brincou que era uma “corrida de tartarugas” para ver qual delas chegaria na frente.

“Corrida de tartaruga aqui na Praia Virgem. Vai neném, corre!”, disse Franciane.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo