Um grupo golfinhos foi visto na Praia do Mucuripe, no litoral de Fortaleza, no inicio deste fim de semana. Segundo biólogos da Aquasis, organização não governamental que cuida de animais marítimos, é comum que golfinhos cheguem perto das praias neste período do ano, em busca de alimento.
Os golfinhos se alimentam de taínha, uma espécie de peixe que também é comum na costa de Fortaleza neste período do ano. Ainda segundo a Aquasis, os golfinhos são da espécie boto-cinzento. Os botos-cinzas atingem velocidade de até sessenta quilômetros por hora, saltando até cinco metros acima da água. Eles podem viver até oitenta anos. Utilizam a técnica de pesca em grupo, o que facilita o cerco dos peixes.
O boto-cinza, também conhecido como tucuxi, pirajaguara e boto-preto, é um animal da família dos delfinídeos. Tem o hábito de viver em grupo e é muito sociável. Como todos os cetáceos, tem de respirar ar periodicamente, podendo, porém, permanecer submerso por longos períodos. Geralmente, seus dentes são todos iguais, existindo apenas uma dentição. A maioria dos botos-cinzas se alimenta de peixes e lulas e, ocasionalmente, de crustáceos.
Fonte: G1