Usando tecnologia infravermelha, Thron disse que foi capaz de captar sinais de calor de animais presos em prédios bombardeados, marcar suas coordenadas em um GPS e, em seguida, entrar nos imóveis e encontrar os cães e gatos que sobreviveram às explosões.
Trabalhando com a ASSERT Drone Animal Rescue , com sede na Bay Area (EUA), Thron e sua equipe já resgataram 30 animais domésticos, incluindo uma mamãe gata e seus filhotes, que estavam presos no oitavo andar de um prédio.
Do incêndio CZU nas montanhas de Santa Cruz ao Marsh Harbor após o furacão Dorian, Thron viaja pelo mundo resgatando animais. Mas ele disse que sua missão na Ucrânia era de longe a mais perigosa, exigindo que ele usasse, inclusive, um colete à prova de balas.
“Quando entrávamos em prédios, os soldados nos diziam para ficarmos atentos porque os russos tinham fios de tirolesa ligados aos prédios onde poderiam soltar granadas”, disse Thron.
Alguns dos animais foram reunidos com seus tutores na Ucrânia. Outros estão indo para novas casas na área da baía e Thron adotou dois gatinhos.
Thron, que voltou aos EUA há alguns dias, disse que sua busca não acabou. Ele está voltando para a Ucrânia em algumas semanas para tentar resgatar ainda mais animais. Ele disse que espera usar seu drone e tecnologia infravermelha para ajudar a procurar pessoas e animais silvestres também.
Ryan Okrant, da ASSERT Drone Animal Rescue, também participou da missão de resgate de animais na Ucrânia com Thron e retornará ao país para uma segunda missão em algumas semanas.