EnglishEspañolPortuguês

RESGATE

Grupo de resgate de animais lança missão de emergência para salvar grandes felinos e ursos do antigo Zoológico de Luján na Argentina

28 de outubro de 2025
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: FOUR PAWS | Hristo Vladev

A organização global de bem-estar animal Four Paws iniciou a primeira fase de sua missão de emergência no antigo Zoológico de Luján, na Argentina, que foi fechado em 2020 devido a graves problemas de bem-estar animal. Veterinários e especialistas em vida selvagem estão agora no local, prestando cuidados urgentes a mais de 60 grandes felinos e dois ursos.

A avaliação veterinária, que durará um mês – a maior de grandes felinos em um zoológico já realizada em um período tão curto na América Latina – representa um grande desafio logístico. Muitos recintos no antigo zoológico são pequenos e superlotados, abrigando grandes grupos de grandes felinos, muitas vezes leões e tigres juntos. Os ursos são mantidos separadamente, também em condições confinadas.

Em agosto deste ano, a Four Paws e a Brigada de Controle Ambiental da Subsecretaria Nacional do Meio Ambiente realizaram uma avaliação visual inicial dos animais no antigo Zoológico de Luján. Após esta visita, a Four Paws assumiu a responsabilidade pelo cuidado dos grandes felinos e ursos no local.

“Temos sérias preocupações com a segurança, saúde e bem-estar dos animais. Alguns precisam de atenção crítica. É vital verificarmos o estado de saúde de cada animal para garantir que suas necessidades imediatas sejam atendidas. Para isso, cada leão, tigre e urso deve ser sedado e levado para uma unidade veterinária temporária no local. Lá, duas equipes veterinárias realizam exames e realizam cirurgias de emergência, se necessário. Nosso trabalho não terminará com a avaliação veterinária. Já estamos planejando os próximos passos para garantir que os animais tenham uma chance melhor na vida”, explicou o veterinário Dr. Amir Khalil, que lidera a missão de emergência da Four Paws na Argentina.

A Four Paws afirmou que amenizar a atual emergência de bem-estar animal no antigo Zoológico de Luján marca o primeiro passo para o cumprimento de um Memorando de Entendimento (MdE), acordado entre a FOUR PAWS e o governo argentino em julho de 2024. O MdE descreve o objetivo coletivo de acabar com a posse privada e o comércio de grandes felinos no país. Foi assinado por Daniel Scioli, Secretário de Turismo, Meio Ambiente e Esportes, e Luciana D’Abramo, Diretora de Programas da Four Paws.

“O MdE permite que a Four Paws atue como consultora neutra, fornecendo expertise a todas as autoridades e legisladores para avaliar as condições de custódia de grandes felinos na Argentina. Quando necessário, trabalharemos com o governo para realocar os animais para ambientes apropriados à espécie. Sabemos que muitos grandes felinos na Argentina vivem em condições inadequadas e enfrentam contínuas preocupações com o bem-estar animal. Nosso objetivo é assegurar reformas legislativas que fortaleçam os padrões de bem-estar animal para grandes felinos em todo o país e previnam futuras emergências. A Argentina tem agora a oportunidade de se tornar uma campeã regional na proteção de grandes felinos”, disse D’Abramo.

Traduzido de Cape Times.

    Você viu?

    Ir para o topo