As fortes chuvas registradas nos últimos dias em Pernambuco deixaram um rastro de mortes e destruição no estado. Mais de 90 pessoas morreram com o soterramento de suas casas e cerca de cinco mil estão desabrigadas, pois perderam tudo.
O Recife e Região Metropolitana foram as mais castigadas. A tragédia também afetou os animai, alguns morreram soterrados junto com seus tutores; outros sobreviveram, porém ficaram desabrigados. A situação dos abrigos de animais foi dramática. Muitos foram atingidos pelas chuvas e ficaram alagados, preocupando os cuidadores que tiveram que pedir ajuda para resgatar os animais.
Com a ajuda do poder público e da sociedade para socorrer as pessoas, os animais ficaram à mercê das ajuda dos protetores a ativistas.
A jornalista e ativista da causa animal, Goretti Queiroz, articulou a vinda do Grupo de Resgate de Animais de Desastres (Grad-Brasil) para realizar um trabalho conjunto com a Secretaria de Defesa Animal da Prefeitura do Recife. O objetivo é prestar assistência aos animais atingidos pelas chuvas.
Uma campanha foi lançada para arrecadar ração, coleiras repelentes, antipulgas, polivitamínico, toalhas, cobertores e outros itens de primeiros socorros. Toda doação deve ser entregue no edifício sede da prefeitura, no Cais do Apolo, bairro do Recife.
Ver essa foto no Instagram