Um grupo de mais de 50 golfinhos foi avistado em Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, na tarde de quinta-feira (29). Eles nadavam próximos da praia Central quando foram flagrados durante uma fiscalização de rotina na orla pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente. Os animais foram identificados como sendo da espécie Stenella frontalis, conhecida popularmente como golfinho-pintado-do-Atlântico e aparentavam estar bem de saúde.
Os golfinhos foram vistos durante uma fiscalização de rotina para identificar possíveis redes de pesca irregulares e clandestinas, mas nenhum apetrecho de pesca foi encontrado. Esses itens podem provocar a morte de animais como golfinhos e baleias. A orientação da secretária do Meio Ambiente da cidade, Maria Heloisa Furtado Lenzi, assim como de especialistas nesses mamíferos, é que embarcações sejam desligadas quando algum desses animais forem avistados sozinhos ou em grupos. “Os golfinhos chegam perto de embarcações. Então, é preciso desligar os motores para não incomodá-los. As embarcações também não podem persegui-los, isso é crime ambiental”, reforçou a secretária.
Segundo o especialista André Barreto, que é professor doutor da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Univali e também coordenador-geral do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), os golfinhos tem o costume de nadar mais distante da praia e em águas mais quentes.