Voluntários que participam do projeto “Gaiola Aberta”, em Cerquilho (SP), coordenaram uma ação especial no último sábado (17). Depois de meses em recuperação, 22 canários da terra foram devolvidos à natureza.
Os animais, que foram apreendidos durante uma operação da Polícia Ambiental em Barueri, na Grande São Paulo, durante 40 dias receberam o suporte para voltar ao meio ambiente.
De acordo com a bióloga Kelly Ferrari, a soltura tem a importância de evitar a extinção de espécies silvestres. “A importância dessa soltura é principalmente a preservação da espécie e preservação também do meio ambiente, pois a gente precisa dessas espécies no meio ambiente. Infelizmente muitas espécies estão entrando em extinção, então esse momento é muito importante para a conscientização das pessoas”, afirma.
A soltura faz parte do trabalho de uma equipe que cuida de aves silvestres, vítimas de maus-tratos. Segundo o biólogo e presidente da entidade, Antônio Miranda Fernandes, entre as metas impostas pelo projeto que é desenvolvido há nove anos, está a reabilitação e a devolução das aves silvestres ao meio ambiente. “A gente recebe os animais, a gente tria os animais pra ver qual deles têm condições de soltura, de vida livre ou não, animais inteiros principalmente com relação a exercício de voo. Depois a gente começa mesmo um trabalho de reabilitação que é ensinar a eles se defenderem de predadores, a se alimentarem com alimentos nativos“, explica.
Miranda conta também que a maioria dos animais são aves que sofreram sequelas em transporte ou foram mutiladas para evitar fugas. O caso mais comum é a quebra das asas. Nos espaços reservados, especialmente para receber os cuidados necessários, elas têm atenção diária, principalmente na hora de se alimentar. Atualmente são 150 aves tratadas no local.
Mil animais, entre répteis, mamíferos e aves já voltaram à natureza através do projeto.
Fonte: G1