Um grupo de 28 baleias morreu – 19 delas sacrificadas – após ficar atolado na remota ilha neozelandesa de Steward, segundo informou nesta segunda-feira (15) a imprensa local.
O periódico The Southland Times indicou que a tripulação de um barco que passava perto do litoral de Steward, que fica ao sul do país, descobriu os animais e informou o Departamento de Conservação, que enviou um grupo de especialistas.
As baleias estavam espalhadas por uma faixa de aproximadamente de 700 metros da praia, e não se sabe por quanto tempo ficaram atoladas.
Nove delas estavam mortas. O mau tempo não permitia a realização uma operação de resgate, por isso a única opção era sacrificar as 19 restantes, explicou Brent Bevan, diretor de biodiversidade do Departamento.
Não é comum encontrar baleias atoladas na ilha, segundo Bevan, que acrescentou que o último caso semelhante ocorreu em 2003, quando morreram quase 160 animais.
Outras 15 baleias morreram no mês passado junto à ilha de Christchurch (também no sul do país). Em dezembro, 105 animais foram encontrados mortos ao sul e outros 21 a norte do país.
Fonte: EFE