Há pouco menos de um mês, mais especificamente no dia 18 de março, as amigas Carolina Machry, Marcela Görgen, Paula Del Ciello e Maria Teresa Licks Machado, deram início às atividades do Grupo AMPARE, (Amigos dos Animais do Pareci Novo).
Segundo Maria Teresa a iniciativa surgiu devido ao fato de que a cidade não tinha nenhum grupo que se preocupasse com a proteção e o respeito aos animais, “Mesmo existindo grupos e associações de proteção aos animais nos municípios vizinhos, nenhum deles visa especificamente atender os animais desamparados do Pareci Novo”, destaca a integrante.
Atualmente o foco das voluntárias tem sido a divulgação do trabalho do grupo , mas sem deixar de lado ações como arrecadação de contribuições, espontâneas, para compra de alimentos, e também para pagar os atendimentos veterinários, além de oferecer os próprios lares como abrigo temporário, quando necessário. A educação também faz parte do trabalho do AMPARE, explica Maria Teresa: “No meu caso, também realizo um trabalho educativo para o respeito aos animais, em todas as escolas municipais do Pareci Novo”.
A iniciativa parece estar agradando os moradores da cidade, ” A reação da comunidade do Pareci Novo tem sido positiva, principalmente por parte das crianças, que têm levado aos pais a mensagem de que é preciso cuidar dos animais, que não se pode abandonar, nem maltratar os os animai domésticos. As crianças, cada vez mais têm reagido com indignação diante de casos de abandono e outras formas de maus-tratos aos animais.”
Fonte: Jornal O Progresso