A Groenlândia, território autônomo da Dinamarca localizado acima do Círculo Polar Ártico — e, por isso, é coberto de gelo —, vem passando por alterações curiosas como consequência do aquecimento global.
O aumento das temperaturas do planeta ocasiona o derretimento acelerado de suas geleiras, fazendo com que sua base rochosa fique mais elevada com o passar do tempo. No momento, o manto gelado da Groenlândia está perdendo 262 gigatoneladas a cada ano.
As observações foram divulgadas ao público através de um estudo científico publicado na revista Geophysical Research Letters no último mês de janeiro.
Crise climática
Conforme repercutido pelo Live Science, é a liberação desse peso que faz com que o território suba. O monitoramento da altura do local, aliás, ajuda cientistas a acompanharem os impactos da crise climática.
“Quando estimamos quanta massa está a perder, então podemos dar uma estimativa melhor de quanto o nível do mar está a subir”, – explicou Danjal Longfors Berg, pesquisador da Universidade da Dinamarca que esteve envolvido com o estudo.
Fonte: Aventuras na História