A PVH Corp. — empresa matriz das marcas de moda Calvin Klein e Tommy Hilfiger — se une ao movimento de couro vegano livre de plástico fazendo parceria com a empresa de biotecnologia Ecovative. A parceria fará com que a PVH tenha acesso prioritário ao couro vegano sustentável feito de micélio (sistema de raízes de cogumelos) de rápido crescimento da Ecovative.
A PVH também trabalhará diretamente com a Ecovative no co-desenvolvimento de materiais personalizados de micélio para trazer uma gama de produtos às lojas, desde acessórios e vestimentas de couro vegano macio até cintos e sapatos espessos e duráveis.
Por mais de uma década, a Ecovative esteve produzindo materiais de micélio para parceiras ao longo da América do Norte, Europa, e Ásia. Anteriormente este ano, a empresa lançou o Forager Hides, um couro vegano baseado nos materiais de micélio de segunda geração da Ecovative, para ajudar na resolução dos desafios de sustentabilidade na indústria da moda.
O material 100% bio-baseado é cultivado em camadas de até 24 metros de comprimento e 1.8 metros de largura, e pode ser cultivado de acordo com as necessidades específicas de cada parceira em termos de resistência à tração, densidade, e orientação das fibras. Enquanto a criação de animais para obter suas peles leva meses ou anos, o processo de cultivo de Forager demora só nove dias e resulta em um material pronto para acabamento, livre de plástico e petróleo.
A mais recente inovação da Ecovative é sua fundição de micélio de alto rendimento, que permite a modulação de resistência à tração, densidade, e orientação do micélio que compõe o Forager Hides. Graças à sua projeção compacta e vertical, a primeira fazenda está projetada a produzir três milhões de metros quadrados de material semelhante a couro anualmente em apenas um acre de terreno.
“Nós da PVH ficamos felizes em explorar inovações que reduzem o impacto ambiental de nossos produtos”, Rebecca England, VP de Inovação da PVH na Europa, declara. “O micélio nos traz uma oportunidade de suprir a crescente demanda de consumidores por produtos de menor impacto ao mesmo tempo em que possibilita qualidade e projeção que atendem às necessidades de nossos consumidores — neste caso, feitos de recursos 100% bio-baseados. Estamos animados com o início dos processos de testagem e aprendizagem ao lado de nossas parceiras na criação de soluções escaláveis e sustentáveis.”
Além da PVH, a Ecovative também colaborou com a BESTSELLER — detentora de 20 marcas como ONLY, JACK & JONES e VERO MODA — que também explorará as possibilidades de seu couro vegano de cogumelo.
Couro vegano de cogumelo domina o mercado
A Ecovative faz parte de uma emergente indústria de produtoras de materiais que usam materiais de cogumelos no lugar de peles de animais na fabricação de couro, e está fazendo as maiores marcas de moda aderirem à tendência. Ano passado, as gigantes da indústria da moda Adidas, Stella McCartney, Lululemo, e Kering — um grupo de moda de luxo que gerencia o desenvolvimento de marcas como Gucci, Saint Laurent, Balenciaga, e Alexander McQueen — fizeram parceria com a startup de biotecnologia Bolt Threads, dando a elas acesso exclusivo ao Mylo, material da Bolt Threads que também usa micélio de rápido-crescimento para criar couro vegano.
Produtos resultantes da parceria incluem a bolsa de mão Frayme Mylo da Stella McCartney — o primeiro produto comercialmente viável feito do couro vegano de cogumelo da Bolt Threads. A bolsa de mão fez sua grande estreia como parte da apresentação da coleção de verão 2022 de Stella McCartney durante a Paris Fashion Week. Inspirada pela icônica bolsa Falabella de McCartney, a Frayme Mylo inclui o couro vegano de cogumelo embrulhado com uma enorme alça de corrente de alumínio reciclável e embelezado com um medalhão de liga metálica zamac com declaração de missão da empresa.
“Para a minha coleção de verão 2022, fiquei tão inspirada pelos fungos e seu incrível potencial de salvar nosso planeta — e a Frayme Mylo incorpora esta esperança para o futuro”, declara McCartney. “Eu e nossos parceiros de longa data da Bolt Threads compartilhamos uma paixão por inovações de material e o lançamento de uma bolsa de mão feita de Mylo é um momento marcante não apenas para nós, como também para o mundo. O que você vê em andamento hoje é a indústria de moda consciente de amanhã.”
McCartney trabalhou anteriormente com a Bolt Threads no desenvolvimento de uma substituição à seda proveniente de animais em suas coleções com a seda baseada em levedura da empresa startup. “Muitos associam couro ao luxo, mas eu desde o começo sempre quis fazer as coisas de forma diferente porque matar animais em nome da moda é simplesmente inaceitável”, diz McCartney. “Trabalhar em parceria tão próxima com a Bolt Threads desde 2017 foi uma experiência transformadora para minha carreira e mal posso esperar pelo lançamento dos produtos de Mylo no mercado em 2021.”