Filhotes de tartaruga-marinha foram soltos na praia dos Milionários, em Ilhéus, no sul da Bahia. A soltura foi realizada na sexta-feira (11), e foi monitorada por biólogos do projeto (A)Mar, que atua no monitoramento e preservação de animais marinhos.
Os 72 filhotes são da espécie oliva e foram entregues à natureza depois dos ovos eclodirem. Banhistas que passavam pela região acompanharam, com emoção, o trajeto dos animais até o mar.
Os especialistas do projeto (A)mar, estimam que cerca de 700 ninhos de tartarugas-marinhas sejam registrados na temporada de reprodução deste ano. O período reprodutivo teve início no fim de outubro.
Todas as praias do sul da Bahia servem como local de desova das tartarugas-marinhas, com destaque para Itacaré e Ilhéus. Outras cidades como Uruçuca, Una, Canavieiras e parte de Maraú, também apresentam grande volume de ninhos.
A previsão dos especialistas é que o número de ninhos se aproxime do volume de 2019 / 2020, quando foram registrados 720 pontos de desova. Na temporada 2020 / 2021, o número caiu para 400.
Fonte: G1