A Mondelēz International, a principal empresa de confeitaria por trás dos biscoitos Oreo, encerrou oficialmente todos os testes em animais.
A Mondelēz confirmou que não realizará nem financiará mais experimentos com animais para fins de “ciência nutricional”. A notícia surge após pressão constante exercida pela PETA sobre a Mondelēz, por meio de protestos públicos, um vídeo que viralizou e apelos internos por mudanças.
No ano passado, a PETA comprou ações da Mondelēz para questionar diretamente os executivos em assembleias de acionistas e exigir transparência sobre os testes em animais. A campanha da organização de direitos dos animais recebeu o apoio de mais de 63.000 pessoas.
A Mondelēz atualizou sua política de testes em animais no site da empresa. O texto diz:
“Não realizamos testes em animais, nem financiamos ou contratamos agências externas ou instituições de pesquisa para realizar testes em animais, a menos que esses testes sejam exigidos por uma agência reguladora governamental e não haja alternativa disponível.”
A empresa também destacou os “3Rs”, que são Substituir, Reduzir e Refinar, e mencionou a necessidade de uma mudança mais ampla para longe dos testes tradicionais em animais.
“Estamos empenhados em ajudar a reduzir a necessidade de testes em animais e incentivamos nossos fornecedores e instituições de pesquisa a utilizarem testes sem animais”, escreveu a Mondelēz. Ao final da atualização da política, a empresa acrescentou: “Em vigor a partir de janeiro de 2026”.
‘Consumidores conscientes não querem que os animais sofram’
Segundo a PETA, os experimentos anteriormente apoiados pela Mondelēz incluíam estudos nos quais ratos eram forçados a consumir fezes humanas, produtos químicos e microesferas de vidro antes de serem mortos e dissecados. Esses testes não eram exigidos por lei e não tiveram impacto na segurança ou na aprovação regulatória dos produtos da empresa.
“Consumidores conscientes não querem que animais sofram em laboratórios quando compram biscoitos e bolachas”, disse Shalin Gala, vice-presidente da PETA. “A PETA aplaude a Mondelēz por essa atitude compassiva e insta outras empresas a deixarem os animais em paz.”
Essa notícia é particularmente significativa para aqueles que boicotaram os biscoitos Oreo até agora devido à sua ligação com testes em animais. Os ingredientes geralmente não contêm produtos de origem animal, o que leva alguns consumidores a classificá-los como veganos “acidentalmente”.
Traduzido de Plant Based News.