Grafites foram pintados em cinco viadutos para informar pessoas em situação de rua que abrigos da cidade passaram a aceitar cães.
A campanha da Prefeitura de SP, batizada de “Sendo Visível”, foi reconhecida com um Leão em Cannes, um dos principais prêmios da publicidade.
Dos 19 Centros Temporários de Acolhimento (CTAs) da capital paulista, 9 aceitam cães. Os cinco novos grafites têm como um dos objetivos mostrar às pessoas em situação de rua que elas não precisam abandonar o animal para frequentar os abrigos.
Os grafiteiros contratados fizeram as obras no teto de viadutos, vista frequente das pessoas em situação de rua. A relação entre homens e cães é o tema dos desenhos. Os artistas tiveram três dias para concluir os trabalhos e, ao lado de cada obra, um letreiro mostra o endereço e a direção do abrigo mais próximo.
“Só pelo fato de ter um lugar onde deixá-la e ficar no serviço despreocupado, saber que ela está sendo bem alimentada, tem água limpa, pra mim isso é maravilhoso”, diz o porteiro Ivar de Jesus Lopes Filho, que deixa a cadela Preta em um CTA.
“Foi minha primeira experiência nesse formato horizontal, a lata de spray funciona de maneira diferente”, diz o grafiteiro Renê, um dos cinco participantes do projeto.
Segundo a Prefeitura, os grafites serão preservados por tempo indeterminado.
Fonte: G1