EnglishEspañolPortuguês

EFEITOS EM CASCATA

Governo Trump planeja muro que pode afetar migração de animais no Arizona (EUA)

Barreira na fronteira com o México ameaça um dos corredores de vida selvagem mais importantes da região, diz relatório

4 de agosto de 2025
Douglas Main
6 min. de leitura
A-
A+
Câmera captura onça-parda atravessando cerca na fronteira entre o estado do Arizona e o México, onde governo Trump planeja construir muro. Foto: Sky Island Alliance/NYT

Um plano do governo de Donald Trump para construir um muro de cerca de 40 quilômetros ao longo de um trecho remoto de campos e montanhas no Arizona, sul dos Estados Unidos, bloquearia um dos maiores e mais importantes corredores de vida selvagem restantes na fronteira do estado com o México, de acordo com um relatório deste mês do Centro para Diversidade Biológica, grupo de conservação.

“Uma barreira aqui bloquearia o movimento de espécies, destruiria habitats protegidos e causaria danos irreversíveis às ligações ecológicas críticas”, afirmou o relatório.

Câmeras de monitoramento de vida selvagem fotografaram 20 espécies de animais movendo-se livremente através da fronteira nesta área —incluindo ursos, pumas e veados—, movimento que seria drasticamente reduzido pelo muro planejado de nove metros de altura, dizem os pesquisadores.

Esta parte da região fronteiriça, que inclui o vale San Rafael e as montanhas Patagonia e Huachuca, também contém habitat crítico para onças-pintadas ameaçadas de extinção, com pelo menos três delas registradas na área na última década. Ao menos outras 16 espécies ameaçadas e em perigo de extinção são encontradas ali.

“É uma boa perspectiva do que está acontecendo e do que vai acontecer”, disse Gerardo Ceballos, ecologista e pesquisador sênior da Universidade Nacional Autônoma do México, sobre o relatório. Se este muro e alguns outros forem construídos, ele disse, “logo não haverá mais onças-pintadas nos EUA”.

    Você viu?

    Ir para o topo