EnglishEspañolPortuguês

DE VOLTA À NATUREZA

Governo sul-coreano liberta golfinho mantido em cativeiro em parque aquático por 17 anos

19 de outubro de 2022
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ministério dos Oceanos e da Pesca da Coreia do Sul

Na segunda (17), o Ministério dos Oceanos e da Pesca da Coreia do Sul anunciou a libertação do último golfinho-nariz-de-garrafa mantido em cativeiro no país. O animal viveu em um aquário por 17 anos e precisou passar por meses de adaptação para, finalmente, poder voltar ao mar.

O golfinho – que tem cerca de 23 anos – foi batizado Bibong e é da espécie conhecida como nariz de garrafa, também chamada golfinho roaz. Nos últimos 70 dias, ele permaneceu em um refúgio na ilha de Jeju para se adaptar ao mar aberto até ser liberado definitivamente no domingo (16).

Bibong foi pescado de forma ilegal em 2003 e foi enviado para um parque para mamíferos marinhos. Desde 2013, a Coreia do Sul já libertou outros 7 animais da mesma espécie dele. A iniciativa ocorreu após os golfinhos nariz-de-garrafa serem considerados de suma importância ao ambiente marinho no ano de 2012.

Foto: Ministério dos Oceanos e da Pesca da Coreia do Sul

O Ministro Cho Seung Hwan declarou: “Bibong finalmente pôde retornar ao seu lar após 17 anos. O governo continuará procurando medidas para melhorar o bem-estar dos animais marinhos“.

Localizadores acoplados ao corpo de Bibong farão o monitoramento da sua localização por cerca de seis meses para acompanhar sua adaptação.

Atualmente, vinte e uma baleias-beluga e outras espécies de golfinhos ainda vivem em aquários sul-coreanos. Segundo o Ministério, todos foram submetidos a procedimentos legais para continuarem em cativeiro para fins de pesquisa e outros.

Fonte: Revista Koreain

    Você viu?

    Ir para o topo