Por David Arioch
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, está negociando na China a habilitação de mais 78 frigoríficos para exportar carne para o país asiático.
Em reunião realizada hoje de manhã, ficou acertado que dentro de uma semana a equipe do Ministério da Agricultura vai encaminhar às autoridades chinesas as informações finais sobre os frigoríficos de carnes bovina, suína e de aves.
Segundo o Mapa, a ministra disse que o Brasil está preparado para ampliar a oferta “de proteína animal com qualidade ao mercado chinês”.
“Quero aumentar substancialmente a confiança mútua nos nossos respectivos sistemas sanitários de inspeção e de quarentena para que novas habilitações de estabelecimentos ocorram de maneira célere e simplificada no futuro”, acrescentou Tereza Cristina.
Segundo o Ministério da Agricultura e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a meta é buscar o processo contínuo de habilitação de frigoríficos para ampliar a produção e exportação de carne.
Tereza Cristina classificou a reunião com o chefe da Aduana chinesa como um sucesso. “Saio satisfeita com o encaminhamento. Se fecharmos datas, prazos e metodologia, será mais fácil para nós e para eles”, destacou.