O governo do Rio Grande do Sul lançou um plano na manhã desta sexta-feira (31) para a gestão dos quase 20 mil animais que estão em 390 abrigos após as chuvas que atingiram todo o estado no último mês. O Plano Estadual de Ações de Resposta à Fauna tem o objetivo de cadastrar, esterilizar e microchipar os animais, além de criar uma plataforma para adoção e promover o reencontro entre animais e tutores, entre outras medidas.
A maioria são cães e gatos, mas há também animais silvestres e de produção. Inicialmente, o foco passa a ser a identificação deles, para viabilizar o reencontro com seus tutores ou o encaminhamento para lar temporário ou adoção.
De acordo com a Defesa Civil, desde o início das chuvas foram resgatados mais de 12,5 mil animais, com a mobilização de 60 servidores da Secretaria de Meio Ambiente do RS (Sema), no decorrer do mês de maio.
O governo estabeleceu um acordo de cooperação com o grupo de voluntários do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD), para um trabalho em conjunto de planejamento, gestão, monitoramento e execução das atividades desenvolvidas em resgates de animais e no acolhimento em abrigos nos municípios gaúchos. O acordo também faz a identificação e catalogação para localização de tutores ou o suporte nos procedimentos de adoção.
De acordo com o governador Eduardo Leite, a articulação entre o poder público e a sociedade civil organizada que atua na causa animal é importante na atuação do serviço de atendimento aos animais.
“Não tem como ignorar a causa animal durante uma situação como a que estamos vivenciando. É muito importante que estabeleçamos essa política pública com a coordenação do poder público, mas com a participação da sociedade”, afirmou o governador Eduardo Leite (PSDB).
O estado vai cadastrar e buscar identificar os animais por microchipagem por meio de um aplicativo em fase de homologação. O Rio Grande do Sul recebeu a doação de 3 mil microchips da empresa Animall Tag. Além disso, os voluntários também desenvolveram a plataforma Arcanimal, um site para apoiar a gestão de adoção dos animais.
Por meio do Whatsapp, o Gabinete de Coordenação da Causa Animal do Rio Grande do Sul (GCCA-RS) vai utilizar um chatbot com informações sobre doações, recursos (como medicamentos, insumos veterinários, ração, cama, coleira e roupa), cadastro de abrigos e se voluntariar para ajudar com os pets. O chatbot pode ser acessado no Whatsapp pelo número (51) 99486-5180.
Plano Rio Grande
O projeto integra o Plano Rio Grande, um programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática do estado, que, de acordo com o governo, “visa planejar, coordenar e executar ações para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais da enchente histórica”.
Fonte: O Globo