EnglishEspañolPortuguês

RETROCESSO

Governo Bolsonaro exclui Inpe de divulgação de dados sobre queimadas e incêndios

13 de julho de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

O governo federal anunciou a dispensa do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe) da tarefa de divulgar informações sobre alertas de queimadas e incêndios em todo o Brasil. O órgão divulga há décadas dados sobre a destruição ambiental causada pelo fogo no país, atribuição considerada essencial para mapear o avanço das queimadas e traçar estratégias de contenção.

A decisão foi divulgada ontem (12) durante uma reunião feita pelo Ministério da Agricultura. Participaram do encontro a ministra Tereza Cristina e o diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Miguel Ivan Lacerda de Oliveira. Agora, o Inmet será responsável pelo processamento de dados sobre incêndios e queimadas através do novo “Painel de Monitoramento ao Risco de Incêndio”.

Por meio de nota, o Ministério da Agricultura declarou que “a iniciativa se deu devido aos incêndios florestais e queimadas, que ocorrem normalmente de julho a setembro no Brasil central, ocasionando grande impacto ao meio ambiente, ao agronegócio e à economia brasileira. Diante disso, o Inmet estrategicamente passa a monitorar o risco de incêndio para fornecer informações e possibilitar a adoção de medidas preventivas mais eficazes e econômicas”.

Desde o início da gestão Bolsonaro, em 2019, o governo tinha o desejo de mudar de maneira sistemática a divulgação de informações pertinentes à extensão das queimadas no país. O monitoramento feito pelo Inpe é um dos principais responsáveis pela crise ambiental que pressionou e responsabilizou o governo pela destruição das áreas verdes do país.

    Você viu?

    Ir para o topo