Segundo dados colhidos pelo Centro Brasileiro de Ecologia das Estradas, da Universidade Federal de Lavras, anualmente são mortos nas estradas brasileiras 475 milhões de animais. São 15 animais atropelados e mortos a cada segundo. Um verdadeiro massacre de nossa fauna.
Seres humanos, também são atropelados em estradas e o que os organismos responsáveis encontraram como solução? As passarelas.
Pois então! Esta é, também para os animais, uma solução que minimiza a quantidade de atropelamentos e mortes.
Diante deste fato, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a partir de uma proposição do ex-deputado Pedro Bigardi, há cerca de dez anos, aprimorada pela deputada Lecy Brandão e o deputado Emídio de Souza aprovou a obrigatoriedade, para as situações que especifica, a construção de túneis sob o leito das estradas ou, quando for o caso, de passarelas para travessia de animais.
A votação da proposição foi aprovada, em dezembro de 2022, por unanimidade e comemorada, especialmente, pelo ambientalista Gabriel Bitencourt que elaborou a primeira minuta do projeto.
Ele chegou a publicar um vídeo nas redes sociais comemorando a aprovação do projeto, porém, a este vídeo sucedeu-se outro em que critica o veto do atual governador.
“É de se lamentar a falta de sensibilidade socioambiental do atual governador, afinal, esta é uma solução há muito usada em vários países. No Brasil, há túneis ou passarelas construídas em razão, muitas vezes, de determinação resultante dos processos de licenciamento ambiental. diferentemente, a proposta vetada, criaria a obrigatoriedade, ressaltou o ambientalista.
Ele observa que o esforço agora, “é o de buscar a sensibilização das deputadas e deputados para a rejeição do veto do governador”.
“Assim esperamos, para que a biodiversidade de nossa fauna seja devidamente protegida, uma vez que não são os animais que invadem as pistas das estradas, mas as estradas que invadem seu habitat”, finaliza ele.