Esta é Bua Noi, uma gorila fêmea chamada de “a mais solitária do mundo”, que passou o 40º Natal da vida trancada em uma jaula de um zoológico na Tailândia.
A denúncia foi feita pela organização Peta, que milita pelos direitos animais, e chama o zoológico, localizado dentro de um shopping, de um “lugar muito triste”
Bua Noi, a grande símio, está dentro do local desde 1983, sozinha. O site da ONG afirma que as jaulas “são pequenas e sem vida”.
Os administradores do zoológico afirmam que tratam Bua “como a própria filha”, e disseram que aceitam R$ 4,3 milhões para libertá-la do recinto, após uma campanha feita por celebridades e ativistas pedirem a libertação do animal.
“A Peta se ofereceu diversas vezes para transferir ela e todos os outros animais do Zoológico de Pata para santuários respeitáveis, onde teriam árvores para escalar, grama para rolar e outros animais para socializar”, afirmou Jason Baker, vice-presidente sênior da Peta Ásia.
As autoridades da Tailândia, por sua vez, disseram à Peta que realizaram diversas campanhas e pedidos de transferência de Bua, mas a primata é considerado propriedade privada pelas leis do país, e os responsáveis exigem valores muito altos para a libertação.
Fonte: D24am