Dois golfinhos foram encontrados mortos na margem do rio Tâmisa, no oeste de Londres, Inglaterra, dias depois de outro ter sido avistado no rio na semana passada.
Na última semana, um golfinho apelidado de Jo Jo foi avistado nadando no rio Tâmisa. No entanto, na manhã de hoje (05/08), um golfinho foi fotografado morto na margem do rio.
Um outro golfinho também foi encontrado em uma parte diferente do rio, mas não se sabe quando ele morreu.
A British Divers Marine Life Rescue (BDMLR) estava rastreando Jo Jo. Mary Tester, coordenadora da área do Tâmisa para a BDMLR, disse à BBC Londres que os dois golfinhos mortos encontrados nos últimos dias podem ser do mesmo grupo. “Normalmente, quando vimos golfinhos no passado, eles estavam em torno de Greenwich ou Canary Wharf, então, para serem avistados tão longe rio acima é bastante estranho e tantos avistamentos em rápida sucessão nunca aconteceram antes”, explicou.
Dois golfinhos ainda foram impedidos de nadar no Tâmisa perto de Canary Wharf antes que o avistamento de Jo Jo fosse relatado.
Tester disse que autópsias nos golfinhos podem esclarecer o que causou suas mortes. “Estamos cientes de que um golfinho infelizmente morreu. Estamos trabalhando com o Programa de Investigação de Encalhes de Cetáceos para recuperar o animal”, disse um porta-voz da Autoridade Portuária de Londres.
Os voluntários da BDMLR são treinados para tratar mamíferos marinhos que ficam encalhados em terra e agora estão buscando permissão para ajudar animais que possam estar em apuros no Tâmisa.
A razão para tantas aparições de golfinhos no Tâmisa ainda não é certa. Tester disse na semana passada que havia “muitas teorias diferentes” sobre por que os golfinhos estavam “descendo o rio”. A coordenadora disse que poderia ser a melhoria da qualidade da água do Tâmisa nos últimos anos, o que melhorou o nível de peixes que os eles caçavam.
Entretanto, ela afirmou que o local não é ideal para eles. “Há muito ruído nessa água,” disse Tester. “As curvas e voltas do rio poderiam potencialmente impactar negativamente a localização por eco dos golfinhos.”