O litoral norte catarinense registrou o encalhe de 19 animais marinhos no último final de semana. Dois golfinhos e duas tartarugas foram encontrados já sem vida e em avançado estado de decomposição.
As mortes foram registradas pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). As duas tartarugas estavam nas areias da Praia da Armação e eram das espécies cabeçuda e oliva. As equipes recolheram dados biométricos dos animais e depois as enterraram no mesmo local.
Já os golfinhos foram encontrados em duas praias diferentes, um estava na Praia Central, em Balneário Camboriú e o outro, na Praia do Plaza, em Itapema. Por conta do avançado estado de degeneração dos animais não foi possível descobrir as causas das mortes.
Entre o sábado e o domingo (14) mais 15 animais foram localizados na extensão do litoral catarinense, sendo que apenas 4 estavam vivos. Entre os animais também haviam algumas aves.
A oceanógrafa Bruna Henklein Pissaia relata que “No trecho de praias monitorado pela Univali [Universidade do Vale do Itajaí], no litoral Centro-Norte catarinense, a combinação de ondulações de Leste e ventos de quadrante Norte e Nordeste favorecem o encalhe de carcaças de animais marinhos. Geralmente são animais em estágio avançado de decomposição, que estavam derivando e encalham influenciados pelas condições oceanográficas”.
A Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali é responsável pela monitoração do trecho entre Barra Velha, no Litoral Norte, e Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis.