Um dos registros foi feito pela moradora Eduarda Rojas.
“Pararam a praia. Parecia que eles estavam fazendo um show, pulando um monte para as pessoas gritarem e aplaudirem”, resume.
Felipe Peralta, que tem um quiosque na praia, também viu os animais. Ele descreveu a cena:
“Estava no quiosque e as pessoas começaram a levantar e apontar para o mar. Consegui ver três golfinhos nadando em círculos”.
“Os turistas ficaram aplaudindo quando [os golfinhos] saíam da água. Ficaram durante uma hora assim. Deram um show”, resumiu.
Comuns
Biólogos e oceanógrafos consultados pelo g1afirmaram que esses animais são comuns no litoral catarinense. “Muitas vezes eles se aproximam quando seguem cardumes para se alimentar”, afirmou o oceanógrafo Emanuel Ferreira.
“Eles ocorrem o ano inteiro. E com a chegada da temporada de verão e o maior número de pessoas na praia esse tipo de registro ocorre mais vezes”, completou.
Como as imagens são de longe, não foi possível identificar a espécie. Mas os especialistas explicam quais são as mais fáceis de serem encontradas no litoral catarinense.
“As espécies mais avistadas são golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus). Também são comuns outras espécies, como boto-cinza, ou toninhas”, afirmou a presidente do Projeto Educamar Brasil.
Fonte: g1