Um golfinho foi resgatado pela Guarda Costeira, na praia do Bairro Ocian, em Praia Grande, nesta quinta-feira. O animal, localizado encalhado na beira d’água, foi levado para o Aquário de Santos, mas não resistiu e morreu.
De acordo com informações do inspetor da Guarda Costeira, Delfo Monsalvo, o golfinho era jovem e apresentava ferimentos, provavelmente ocasionados por rede de pesca.
Ao ver o animal encalhado, populares teriam tentado ajudar o devolver o animal à água. “Fomos ao local e fizemos o resgate, levando-o em seguida para o Aquário de Santos. Entretanto, ele não resistiu e acabou morrendo logo após receber o primeiro atendimento”.
A Guarda Costeira de Praia Grande tem um convênio firmado com o Ibama desde 2006 para atuar no resgate de animais marinhos. Somente no ano passado, o grupamento resgatou 298 nas praias da Cidade. Além do resgate, a Guarda Costeira colabora com o envio de informações que auxiliam em pesquisas realizadas pelo órgão.
A orientação para as pessoas que encontrarem um animal ferido, ou mesmo morto, nas águas ou areias da praia, é para nunca manuseá-los, pois podem reagir ou transmitir bactérias, no caso de já estarem sem vida. O procedimento ideal é tentar isolar a área e acionar a Guarda Costeira pelo telefone 199, o mais rápido possível.
Fonte: A Tribuna