Um golfinho de aproximadamente três metros foi encontrado morto na beira-mar de Balneário Gaivota, no Sul do Estado, nesse domingo (30). O animal possuía cortes aparentemente causados por ação humana, ao lado da nadadeira dorsal. Ele já foi retirado do local por órgãos ambientais competentes.
O cetáceo foi avistado na Praia Janaína por moradores locais. Em vídeo realizado no local, é possível ver parte do corpo com uma abertura feita por faca, de forma retilínea.
Segundo relatos, um turista foi flagrado cortando o animal, colocando partes da pele, órgãos e músculos dentro de uma caixa e indo embora. Acredita-se que os cortes tenham sido feitos com o golfinho já morto. O cadáver foi retirado da beira-mar no final da tarde de domingo (30).
O que diz a lei
Conforme o Art. 1° da Lei n° 7.643 de 1987, é proibida a pesca ou qualquer forma de molestamento intencional de qualquer espécie de cetáceos nas águas brasileiras. A lei ainda diz que quem cometer tais infrações estará sujeito à pena de dois a cinco anos de reclusão e multa.
Em casos específicos de pesca, o infrator pode ainda perder a embarcação em favor da União, em caso de reincidência.
Fonte: NSC