EnglishEspañolPortuguês

INESPERADO

Golfinho é visto nadando no rio Tâmisa na Inglaterra

Coordenadora de ONG afirmou que é comum vê-los próximo a área de transição entre o mar e o rio, mas não em Londres

3 de agosto de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Alexander Nicoloau / Climate Centre

Um golfinho foi avistado nadando no rio Tâmisa, no oeste de Londres, Inglaterra, informou uma ONG de vida marinha. O mamífero, que acredita-se ser um golfinho-comum, foi apelidado de Jo Jo e foi visto na noite de quinta-feira (01/08).

Mary Tester, coordenadora da área do Tâmisa da British Divers Marine Life Rescue (BDMLR), disse que foi a quarta vez que um golfinho foi avistado nadando no trecho londrino do Tâmisa este ano. Ela afirmou que era “totalmente normal” ver golfinhos no Estuário do Tâmisa, região de transição entre mar e o rio, mas “quando os golfinhos entram em Londres, isso é algo diferente”.

Luke Denne, um jornalista do Climate Centre, disse que avistou o golfinho enquanto filmava uma matéria sobre a qualidade da água no Rio Tâmisa. Ele disse que ficou “bastante surpreso” ao ver um golfinho tão longe rio adentro. O Sr. Denne então chamou o BDMLR, que rastreia golfinhos e vida marinha que possam estar em dificuldades.

Tester contou que havia “muitas teorias diferentes” sobre o motivo pelo qual os golfinhos estavam descendo o rio. “Pode ser que haja mais parques eólicos no Mar do Norte, o que foi comprovado na Escócia como causa de mais deslocamento de mamíferos marinhos”, disse ela em entrevista a BBC.

Ela também mencionou que a melhora na qualidade da água do Tâmisa nos últimos anos aumentou a quantidade de peixes dos quais os golfinhos se alimentam. “Há muito barulho nessa água”, explicou  Tester. “As curvas e voltas do rio podem potencialmente impactar negativamente a eco-localização dos golfinhos.”

A coordenadora afirmou que os golfinhos avistados anteriormente também eram considerados golfinhos-comuns.

A ONG disse que Jo Jo foi visto pela última vez nadando em direção a Chelsea quando eles perderam de vista na noite de quinta-feira. Enquanto os golfinhos avistados em ocasiões anteriores morreram, a Mary disse que tinha esperanças de que um avistamento de golfinho em outra área significava que Jo Jo havia retornado ao estuário.

Uma foto de um golfinho foi postada no X pela Autoridade do Porto de Londres (PLA) na manhã de sexta-feira, com uma legenda que dizia: “Os remadores do PLA no Tâmisa de maré cedo esta manhã encontraram um vizinho em Gravesend Reach.”

Mary disse que seria difícil confirmar se era o mesmo golfinho que Jo Jo, mas que isso era “potencialmente uma ótima notícia”.

    Você viu?

    Ir para o topo