Um golfinho foi encontrado morto na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, na manhã desta quinta-feira (15). Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o animal apresentava várias mordidas pelo corpo.
Este é o segundo animal morto encontrado nessa área em uma semana. No dia 7 de agosto, um filhote de baleia-bicuda morreu após encalhar na mesma praia. Ele também tinha marcas de mordida pelo corpo.
O animal foi encontrado já morto e encalhado na faixa de areia por moradores da região, em frente ao Edifício El Greco. Ele teve quase metade da lateral do corpo arrancada pelas mordidas. Para remover o golfinho, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) foi acionada e enviou uma equipe.
O cadáver foi levada até um aterro sanitário para evitar contaminação, por ordem do ICMBio, que tem uma base na Ilha de Itamaracá, no Grande Recife.
De acordo com a veterinária Fernanda Attademo, do Centro de Mamíferos Aquáticos, vinculado ao ICMBio, não é incomum encontrar golfinhos nas águas do litoral pernambucano, mas o pouco intervalo entre esse caso e o anterior acendeu um alerta nos pesquisadores.
“Com este exemplar e o da semana passada, na mesma região, mesmo sendo espécies diferentes, já estamos atentos se acontecer algum mais, porque pode ser indício de que algo esteja ocorrendo”, afirmou a veterinária.
Ainda de acordo com Fernanda Attademo, o avançado estado de decomposição do golfinho não permitiu fazer a necropsia para identificar qual animal causou a mordida.
Na tarde de 7 de agosto, um filhote de baleia-bicuda morreu após encalhar na praia de Boa Viagem. O animal, provavelmente da espécie baleia-bicuda-de-gervais (Mesoplodon europaeus), foi retirado vivo do mar pelos bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com o ICMBio, esse tipo de baleia é uma espécie oceânica, mas que tem registros em Pernambuco. O filhote que encalhou tinha cerca de 2,30 metros de comprimento e menos de 1 ano de idade.
O instituto apontou que o corpo do filhote apresentava machucados, provavelmente por ter rolado até a faixa de areia, e marcas de mordidas de tubarão-charuto, espécie sem risco de incidentes com humanos.
O que fazer nesses casos
Ao encontrar qualquer mamífero aquático, como baleias, golfinhos e peixes-boi, encalhados no litoral de Pernambuco, é necessário entrar em contato com o Centro de Mamíferos Aquáticos para receber orientações de veterinários e profissionais da área ambiental sobre como agir. Os telefones são: (71) 98187-6468 e (71) 98186-6920 — ambos recebem mensagens pelo WhatsApp.
Na capital pernambucana, outra opção de contato em casos desse tipo é através da Emlurb, pelo número 156 ou pelo aplicativo Conecta Recife.
Fonte: G1