Manoliño, um golfinho que se tornou conhecido pelo seu comportamento amigável na Ria de Muros e Noia, na Galiza, em Espanha, foi avistado com um arpão cravado no corpo.
Foi através do Twitter que o alerta foi dado, este domingo, levando entretanto a Coordenadoria de Estudos de Mamíferos Marinhos (CEMMA) a reagir.
“O famoso e querido golfinho ‘Manoliño’, da Ria de Muros/Noia, apareceu com um arpão espetado e está muito assustado. Se alguém o vir, não tente removê-lo ou fazer alguma coisa. Os biólogos e técnicos autorizados estão a ver uma forma de tirá-lo, para o ajudar”, denunciou um utilizador daquela rede social.
CONFI ARPONEADO
Hoxe recibimos aviso a través do 112 de que o arroaz solitario Confi/Manoliño fóra visto no porto do Freixo e que tiña cravado un arpón nun costado. Desprazámonos alí e puidemos confirmar que ten cravada unha varilla metálica, pero que parece estar superficial (+) pic.twitter.com/F2cwFIYIab— CEMMA (@CEMMAcetaceos) October 30, 2022
Também no Twitter, a CEMMA confirmou o sucedido, referindo que a ferida é superficial e, por isso, o animal não corre risco de vida e continua a nadar. Uma equipa veterinária avalia agora o que fazer para ajudar o golfinho.
Tal como destaca o La Vanguardia, Manoliño tornou-se conhecido naquela região desde o final de 2020, quando começou a aparecer naquela ria. A sua presença amigável levou a que muitos o quisessem ver de perto.
Fonte: Notícias ao Minuto