Uma família de sete Golden Retrievers tem ajudado Sadie, uma cadela da mesma raça, a aprender a viver. A cachorrinha foi resgatada após passar vários anos sendo explorada para criação ilegal. Quando já não tinha mais uso, o seu então responsável decidiu vendê-la. Por sorte, dois protetores estavam no lugar e na hora certos.
A história da cadela teve uma reviravolta quando Karisa e Erik Saethre a encontraram à venda numa bomba de gasolina. Quando o então detentor abriu a porta do carro, a Golden Retriever tinha tanto medo que estava “deitada numa posição fetal e em choque”. O casal não pensou duas vezes em levá-la para casa, mas temia que os seus outros cães fossem “demais” para Sadie.
Para resolver a questão, Erik colocou todos os sete Golden Retrievers da família no jardim, enquanto Karisa apresentava o interior da propriedade a Sadie, segundo contaram à revista “Newsweek”. Aos poucos, apresentaram-na também aos outros cães, metade deles resgatados, e logo perceberam que toda a energia dos novos irmãos era exatamente o que a cadela precisava.
Nas redes sociais, o casal tem compartilhado atualizações sobre a Golden Retriever, que tem aprendido a viver pela primeira vez. Num dos vídeos virais, um dos cães tenta ensiná-la a brincar, algo que nunca fez antes. Apesar de parecer confusa, Sadie não para de abanar o rabo enquanto os irmãos tentam juntá-la à diversão.
Desde que chegou à residência, Sadie tem sido mimada por todos os outros cães. Karisa partilhou que muitos deles a seguem pela casa e a enchem de beijinhos. “Sempre que eles a rodeiam, ela fica muito feliz”, contou, acrescentando que tem notado melhorias e está a seguir a regra dos 3-3-3, que se aplica maioritariamente aos cães de resgate.
A regra é dividida por três períodos: três dias, três semanas e três meses. Em cada um deles, o animal resgatado que se está a habituar ao novo lar apresenta melhorias distintas. No primeiro, por exemplo, é habitual ainda estar assustado. Ao fim das três semanas, começa a sentir que o espaço onde vive é seguro. E após os três meses, está totalmente confortável. Esta, porém, não é sempre seguida à risca e cada animal tem avanços diferentes, no seu próprio tempo.
Karisa e Erik acolheram o seu primeiro Golden Retriever em 2016 e ao longo dos anos, não pararam mais. Houve uma altura em que o casal norte-americano tinha 11 cães da raça em casa. Ainda assim, o caso de Sadie é único. “Nunca vi um Golden ou qualquer outro cão neste estado em todos os meus anos de resgate”, confessou.
Agora, porém, a cadela está a conhecer o lado bom da vida e Karisa já descobriu que Sadie é louca por bolas de ténis e adora brincar ao busca enquanto os outros cães aproveitam um dia na piscina. “Tenho a sensação de que no próximo verão ela também vai entrar na água com eles”, afirmou. “Ela é super curiosa e vai até à borda, mas ainda não mergulhou.”
Fonte: Pets In Town