EnglishEspañolPortuguês

LUTA PELA VIDA

Gnu é encontrado com lança atravessada no corpo após conseguir fugir de caçadores

18 de julho de 2023
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Stuart Porter/Latest Sightings

Conhecidos dos documentários sobre vida animal que mostram suas longas e constantes migrações em grupos, os gnus são presas comuns de predadores como leões. E, ainda que não sejam animais violentos e perigosos para seres humanos, eles às vezes também têm encontros mortais com pessoas. Foi o caso de um gnu que foi visto com uma lança cravada em seu flanco, no que parece ter sido resultado de um confronto com povoados do deserto.

Os cliques foram feitos na Tanzânia pelo fotógrafo Stuart Porter, que compartilhou avistamento e relato no LatestSightings.com. “Estávamos em um safari em Ndutu, na Tanzânia, durante a migração dos gnus. As pessoas vêm para observar e fotografar o grande número de gnus que se reúnem nesta área durante a migração” conta o fotógrafo.

Mas o que seria uma sessão de fotos da manada em migração virou uma sequência de cliques focados em apenas um indivíduo, que apresentava uma lança atravessada em seu corpo. À distância, era como se tivesse uma bainha acoplada à sua pele, conta Porter. “Mas, na realidade, ele foi um fugitivo sortudo de um ataque.”

Segundo o fotógrafo, habituado às dinâmicas locais, o gnu foi vítima quase fatal de um encontro com um grupo de massais – povo seminômade que pastoreia bois em seus povoados na Tanzânia e no Quênia. Não é raro que esses conflitos aconteçam na região, devido a “problemas” que os animais podem trazer a pequenos pecuaristas.

“Os gnus são detestados pelos massais pois eles entram nos pastos, que são seus habitats, durante a migração e acabam comendo a vegetação que os humanos precisam para seus rebanhos. Além disso, durante a migração os gnus têm muitos filhotes. Quando eles dão à luz, o solo fica sujo com restos de placenta, que são venenosos para os bois.”

Por esses motivos, é comum que os massais persigam e até matem gnus que estão muito perto de rebanhos. O gnu das imagens teve sorte, já que a lança não penetrou profundamente, tendo passado apenas pela primeira camada da pele e ficado presa ali.

Fonte: Um Só Planeta

    Você viu?

    Ir para o topo