A GNR interceptou, nesta sexta-feira (07) em plena A22, na área de serviço de Olhão, durante uma ação de fiscalização, um veículo ligeiro de mercadorias, com matrícula portuguesa e caixa isotérmica, que transportava animais equídeos de forma ilegal.
O veículo fazia o transporte de três animais equídeos fora das condições legais de transporte, “não cumprindo as normas das condições de transporte de animais vivos em veículos”, refere a GNR, em comunicado.
Os animais, que se destinariam presumivelmente a ser comercializados no território espanhol, provinham de uma exploração localizada na área de Faro e eram transportados por um cidadão português, de 71 anos de idade, tutor dos animais desde há apenas dois dias.
A GNR acrescenta que, nas últimas semanas, o indivíduo em questão já havia sido fiscalizado pelo referido Núcleo de Proteção Ambiental, tendo-lhe à data sido elaborado auto de contraordenação por possuir uma exploração de equídeos não licenciada.
Os militares procederam o resgate dos animais e apreensão do veículo que efetuava o transporte, elaborando os competentes autos.
A GNR salienta que, devido ao elevado volume de ocorrências relativas ao abandono e presença de equídeos na via pública, pondo em risco a circulação viária, no Algarve, tem intensificado a fiscalização nesta matéria.
*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.
Fonte: Diárionline