Por Renan Vicente de Andrade (da Redação)
Pela segunda vez em pouco mais de duas semanas, o Zoológico de Buffalo vê um dos animais que abriga morrer.
Akili, uma girafa de 13 anos de idade, morreu na noite de quarta-feira, após os tratadores a encontrarem no chão sem conseguir ficar de pé, segundo a presidente do Zoológico, Donna M. Fernandes.
Diferentemente de Buki – o elefante asiático de 52 anos de idade que morreu no dia 28 de setembro, após ficar doente por algumas semanas – a morte de Akili veio inesperadamente, de acordo com o Zoológico.
“Este animal estava saudável até pouco tempo atrás, sem sinais de doença”, disse Fernandes. “Pegamos os testes de sangue de volta e não achamos nada fora do comum. Estamos realmente desorientados e não sabemos explicar o que aconteceu”.
O Zoológico irá esperar os exames laboratoriais e o resultado final da necropsia, que só sairá daqui algumas semanas.
Akili era uma girafa jovem. Estes animais costumam viver cerca de 20 anos na natureza e em cativeiro. A girafa de 4,5 m teve dois filhotes ao longo da vida, o filhote mais novo – nascido em janeiro – estava com a mãe, o outro vive em um zoológico em Madison.
Segundo os tratadores do zoológico, o comportamento do filhote de 10 meses de idade de Akili não mudou com a morte da mãe.
Parte de seus restos mortais será incinerado, outra parte será doada a instituições acadêmicas.
A causa da morte ainda é desconhecida.
* Com informações de Buffalo News