Banhistas de Santa Mônica, na Califórnia, foram surpreendidos com uma girafa sendo obrigada a passear pelas areias da praia em meio a ciclistas, skatistas e pedestres. O animal selvagem era conduzido por três pessoas e foi alugado por uma empresa para um evento de celebração do Labor Day (Dia do Trabalho nos Estados Unidos). A girafa se chama Jax e estava servindo como entretenimento em uma festa realizada pelo Jonathan Club.
There’s a giraffe at the beach in Santa Monica pic.twitter.com/8waOe08pT2
— Bill Melugin (@BillFOXLA) September 6, 2021
Usando uma espécie de focinheira, a girafa foi mantida a maior parte do tempo em um cercado minúsculo sob uma temperatura alta, além de estar exposta a muita música e à circulação intensa de pessoas. Não havia nenhum indicativo ou preocupação com o bem-estar do animal. Em meio a festa, regada a bebida, os organizadores acharam que era uma boa ideia levar a girafa para desfilar pela praia e pelas ruas como forma de exibi-la como um monumento exótico aos banhistas.
A ação, no entanto, não agradou. Diversas pessoas usaram as redes sociais para criticar os maus-tratos à girafa. “Parece desagradável, considerando que a girafa está sob o sol direto, sem água. As pessoas podem ser nojentas. Espero que essa linda criatura esteja bem … Eu odeio ver isso!”, disse um internauta. Recentemente, a Califórnia tem registrado recordes de altas temperaturas e ondas de calor.
O Jonathan Club não informou a origem da girafa e os advogados do clube afirmam que prestaram devidos esclarecimentos se foram notificados judicialmente.