(da Redação)
Depois que a gigante varejista da internet Rakuten foi exposta como a maior provedora online de carne de baleia e marfim, a empresa japonesa comunicou que não irá mais permitir a propaganda ou venda de carne de baleia. O anúncio aconteceu depois de uma corte internacional determinar que a caça de baleias do Japão não tem fundamento científico e ordenou o país a parar com a matança. As informações são do The Dodo.
O comunicado no site da Rakuten diz: “De acordo com a decisão do Tribunal Internacional de Justiça de 31 de março de 2014, a Rakuten Ichiba pediu hoje que comerciantes cancelem a venda de produtos de carne de baleia no mercado da empresa. Rakuten também solicitou que estes comerciantes removam todos os itens relacionados de sua loja online dentro dos próximos 30 dias.”
A empresa tem participações importantes nos sites Buy.com, Play.com, o e-book reader Kobo e é também um dos principais acionistas da Pinterest.
O anúncio também aconteceu depois da divulgação de um relatório da Agência Ambiental de Investigação (EIA, sigla em ingês) e Humane Society International, que expôs a loja como traficante da vida selvagem, e incitou revolta em todo o mundo.
Clare Perry, membro da EIA, disse em um comunicado: “A remoção de milhares de anúncios de produtos de baleia é um passo muito bem-vindo e um claro reconhecimento pela Rakuten que a venda de carne de baleias e golfinhos em perigo de extinção e protegidos é seriamente prejudicial tanto para a sua reputação global quanto para a saúde dos seus clientes.”
Mas a campanha está longe de terminar – e o marfim é o próximo. “O Japão é repleto de comércio de marfim e milhares de anúncios da Rakuten são combustíveis que estimulam a matança em massa de elefantes em toda a África”, disse o presidente da EIA, Allan Thornton. “Apelamos a Rakuten para que ajude a proteger elefantes imediatamente através da proibição de todos os anúncios de produtos de marfim.”